Um culto ao Velvet Underground num salão de forró da Baixada Fluminense



Um culto ao Velvet Underground num salão de forró da Baixada Fluminense não é um livro comum de jornalismo musical. É uma coletânea de histórias tão insanas que poderiam soar inventadas — mas que realmente aconteceram, registradas em reportagens escritas ao longo de mais de duas décadas.
Aqui, os Mutantes aparecem em um raro registro em Super 8; o Joelho de Porco invade o programa Os Trapalhões com uma música sobre cocaína em pleno domingo à noite; Morrissey surge em versão cover na Freguesia do Ó; e uma banda indie de Brasília cruza o país para tocar em Duque de Caxias como se estivesse prestes a se apresentar no CBGB.
O livro reúne textos do jornalista Filipe Albuquerque publicados em veículos como Rolling Stone, Billboard Brasil, Revista TPM e Terra, além de um inédito. Três reportagens no formato de história oral revelam os bastidores de álbuns marcantes de Titãs, Ira! e Pin Ups, a partir do relato dos próprios integrantes das bandas.
De artistas consagrados a nomes cultuados em nichos específicos, cada capítulo compõe um retrato múltiplo da cena musical brasileira. Caetano Veloso, Raimundos, Cogumelo Plutão, Rita Lee, Virna Lisi, Low Dream e Tantra — entre outros — aparecem nos relatos deste livro, mostrando como a música atravessa vidas, cidades e gerações. E como, muitas vezes, a realidade consegue ser tão surpreendente quanto a ficção.
FICHA TÉCNICA:
Título: Um culto ao Velvet Underground num salão de forró da Baixada Fluminense e outras histórias dos bastidores da música pop brasileira
Autor: Filipe Albuquerque
Capa: Vitor Bandeira
Editora Sapopemba
ISBN: 978-65-81299-04-0
Ano de lançamento: 2025
Formato: 12 x 18 cm, 238 páginas


